Um carisma de fundação supõe, necessariamente, uma dimensão missionária peculiar, que lhe é intrínseca e lhe outorga sentido. Com efeito, os carismas são graças que o Espírito Santo distribui a cada um conforme quer (cf. 1Cor 12,11) tendo em vista “uma utilidade eclesial, pois são ordenados à edificação da Igreja, ao bem comum dos homens e às necessidades do mundo” (Catecismo da Igreja Católica, n. 799).

No âmbito do Decreto de Reconhecimento e Aprovação das Constituições e Regras de Vida, a autoridade eclesiástica confirmou o caráter missionário da Comunidade Católica Querigma, a qual deve dedicar-se “à formação e à educação católica das famílias, da infância e da juventude”.

Por conseguinte, no exercício de sua missão, a Instituição mantém a Escola Católica Querigma e a Livraria Católica Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Evidentemente, essas obras constituem-se a modalidade pela qual a missão da Instituição torna-se visível; elas pressupõem a missão, embora não a esgotem, nem a definam.

Autor

secretariaquerigma@gmail.com